segunda-feira, 16 de maio de 2011

Definição de Engenharia de Produção



Comecemos com um conceito fundamental:
" A Engenharia de Produção trata do projeto, aperfeiçoamento e implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia, para a produção de bens e serviços de maneira econômica, respeitando os preceitos éticos e culturais".
        O curso tem como base conhecimentos específicos e habilidades associadas as ciências físicas, matemáticas e sociais.
       Cada tipo de sistema de produção possui sua própria configuração de recursos. Uma empresa industrial ou de serviços, por exemplo, tem pessoas (funcionários, gestores), tem equipamentos (de produção, de computação), tem materiais (para transformação, para embalagem), tem informações (de mercado de trabalho, mercado financeiro, novas tecnologias de produto e de produção), tem energia (vapor, elétrica ...). O desafio do engenheiro de produção é organizar esses setores para que a função produtiva ocorra de acordo com o previsto, produzindo bens e serviços de maneira econômica, respeitando os preceitos éticos e culturais, como mencionado anteriormente.
       Neste ponto, nota-se uma importante diferença entre o engenheiro de produção e os outros engenheiros: as demais especializações da engenharia focalizam fortemente apenas uma das áreas dos sistemas produtivos, enquanto o engenheiro de produção tem de entender como funciona um sistema de produção completo, que utiliza materiais, equipamentos, informações, energia e pessoas.
       Há quem compare o curso de Engenharia de Produção com o curso de administração de empresas pelo fato de que ambos dependem das ciências sociais, já que o engenheiro de produção também lida com pessoas. No entanto, o profissional formado nesta área da engenharia torna-se completo por, além do gerenciamento de empresas e de produção industrial, ser capacitado para atender as nescessidades empresariais e industrias no que diz respeito a tecnologia e informação.
       Outro fator importante, é que o profissonal dessa área deve entender o conceito "econômico" de maneira ampla. Deve-se esquecer a idéia de que economia se trata de produzir ao mínimo custo. Para os engenheiros de produção o custo é uma variável, na qual o grande desafio é produzir com o mínimo refugo, com o mínimo retrabalho, melhorando as condições ambientais e assumindo as responsabilidades sociais, promovendo o desenvolvimento dos trabalhadores , física e mentalmente. É  essa abordagem que vai otimizar o custo a curto prazo e levar ao crescimento sustentado da empresa ou da organização.

3 comentários:

  1. Parabens pelo texto é uma das melhores definiçoes que ja lí.

    ResponderExcluir
  2. que bonitinho *__*
    engenharia de produção com anna paula moraes é que foi bom eeuhuehu

    ResponderExcluir